

Lendo o material sugerido para estudos sobre poesia cheguei à algumas argumentações que considero importantes para conduzir o trabalho em aula.
Não acho que a poesia precise ser moralizadora,nem ter a ver somente com datas.Sempre tive vontade de explorar esse gênero litarério nas minhas turmas,porém ficava na dúvida em como despertar o interesse dos alunos e como auxiliá-los a produzirem suas próprias poesias.
Sempre que pude,procurei trazer alguma poesia que fosse mais "energética",que passasse alguma emoção,tendo movimento,despertando o imaginário,afinal "nem tudo é o que parece ser".Fica então evidente para mim, a importância da sonoridade e do ritmo para as crianças.Ao trabalhar o tema consciência ecológica,usei a poesia como auxiliar.Os alunos foram lendo 1,2 na terceira vez já colocaramum ritmo próprio que quase transformou-a numa música.Inclusive na frasee "o homem vem aí" senti uma entonação que dizia "cuidado,fuja!".Então pude perceber as sensações que a poesia causou neles e que foi tão forte que extravasaram,passando a diante através da leitura.

Maior foi minha surpresa quando procurando a música no you tube,percebi que a entonação dada pelos alunos a essas palavras ficou muito parecida com a música original de Chico Buarque!!!
Acessem o link para ouvir a música:
http://www.youtube.com/watch?v=VdYN-x6biQU
Claro que ao solicitar que trouxessem poesias,as meninas,pré adolescentes,falaram muito de emoções,romance,fortes amizades,amor eterno e por aí vai.
Com esse estudo encontrei opções de trabalhar a poesia e as melhores formas de fazê-lo.Agora antes de ler para os alunos,leio várias vezes silenciosamente e quando o faço oralmente consigo muito mais a atenção e compreensão da mensagem.
As imagens acima postei como evidência feitas à partir da poesia "Gato xadrez",por dois alunos da quarta série.
Um comentário:
Oi Simone:
O teu portfólio está repleto de evidências que relacionam a teoria estudada nas interdisciplinas com a aplicação prática no teu cotidiano escolar.
O registro está claro e as ilustrações evidenciam aquilo que escreves, tornado o portfólio um espaço de registro da reflexão-ação-reflexão.
Tenho certeza de que a construção semanal deste espaço embasará teu trabalho de final de semestre,bem como facilitará a apresentação do mesmo.
Este material também pode ser socializado nos fóruns e bate-papos com os colegas trocando experiências e subsidiando novas discussões.
Postar um comentário