sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A partir do filme/realidade

Evidências de aprendizagem á partir do filme DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
(Retirados de postagem minha no fórum)

Essa semana mesmo estamos lidando com um caso muito difícil de um aluno com o mesmo histórico familiar do rapaz do filme, porém sem ser suspeito de ter cometido (ainda?) nenhum crime mais grave.Agressão é rotina para ele na escola, também já roubou coisas de dentro de um carro, e tem um pai violento demais.Mas essa situação me levou a naturalmente fazer paralelos com as pessoas que lidam com ela na escola.Encontrei todos aqueles estereótipos mostrados através dos jurados. Professores que gostariam que o menino “sumisse" da escola, que já vêem nele um marginal sem perspectiva de vida, capaz de cometer qualquer ato violento daqui pra frente.Tem também aquelas que dizem o mesmo discurso do homem negro que preconceituosamente classifica as pessoas que vivem no cortiço como“mau caráter", reduzindo todas a um comportamento padrão, no nosso caso, as pessoas da vila.Agora voltando ao trabalho (hehehe) as argumentações foram muito bem elaboradas pelo autor do filme.

...Mas quantas vezes na escola julgamos por antecipação, por aquilo que o aluno já fez? A argumentação é feita o tempo todo, sob a forma de discussão ou de conversa, mas a todo o momento, ora de um lado, ora do outro.O que me levou a pensar o quanto ela é importante num julgamento, numa análise.Como a dúvida nos leva a refletir, a pensar: será que a minha verdade é a verdade? Numa situação grave como essa, sob o risco da pena de morte, a importância de cada detalhe, segundo a argumentação do defensor, perdidos pela má vontade de um advogado desmotivado.No entanto doze pessoas olharam a mesma situação de diversos ângulos e foram revendo suas decisões.

É realmente um enredo muito profundo e muito útil à reflexão relativa a educação.Fiz mais uma relação,que foi com o texto que estou estudando de Maurice Tarde,sobre a subjetividade com que os professores tratam as situações do seu cotidiano.Nesse sentido é muito fácil perceber ,também concordando com a colega ,as análises de cada jurado sendo feitas de acordo com suas personalidades.Suas conclusões e soluções para a situação são fruto de suas experiências de vida,familiares,sociais,emocionais.O texto que leio é justamente esse a abordagem principal.O saber que vem com a subjetividade implícita resultante dos nossos aprendizados de toda uma história pessoal.Fica mais saliente no caso do último jurado,que segue culpando o rapaz até o final,por ter tido problemas na criação de seu próprio filho.

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