Quando penso no assunto proposto “brincar em sala de aula” me vem à mente que talvez o medo do caos e a possibilidade de perder o controle (e quem sabe não reavê-lo) é que nos impeça de utilizar o lúdico em nosso dia-a-dia.Também pelas conversas que travei a esse respeito, surgiu a questão do despreparo, dos colegas quererem saber como fazer para inserir proveitosamente o brincar, para que não se torne apenas preencher tempo, ”encher lingüiça”.Ainda um terceiro aspecto é levantado: a agressividade de alguns alunos (na minha escola, a maioria) que acabam destruindo os jogos apresentados ou agindo com extrema violência nas brincadeiras com os colegas...
Infelizmente o famoso horário da cancha (subentenda-se da educação física), que seria ótimo para trabalhar os jogos no pátio, são utilizados para corrigir, planejar, ou simplesmente ter alguns momentos de (descanso mental). Os alunos são colocados lá dentro com uma bola de vôlei e de futebol e às vezes uma corda. Alguém mais já viu isto acontecer? A realidade é esta, professores que PRECISAM (não acredito que seja opção) fazer 60 horas, querem chegar em casa, jantar e dormir. Então acabam usando todo momento que puderem para atividades que precisariam fazer em seu tempo de lazer e descanso.
Depois que passamos a jogar e brincar mais vezes na sala, os alunos melhoraram consideravelmente seu relacionamento uns com os outros.
domingo, 30 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário