quarta-feira, 26 de maio de 2010

o livro didático,novas impressões

Bom essa semana resolvi escrever sobre esse que tornou-se um grande aliado nas minhas aulas:o livro didático.
Bem, porquê esse tema...Até pouco tempo atrás eu praticamente não entendia o livro didático.Via como um desperdício de dinheiro público, já que não trazia muitas atividades que pudesse aproveitar.Na verdade, há alguns pontos a serem considerados que reverteram minha opinião.Eu é que estava acostumada ou acomodada aos "velhos" livros, com aquela imensidão de atividades clássicas que utilizamos por muitos anos.Não compreendia a lógica que está inserida nos atuais livros, que seguem propostas diversas e que precisamos escolhê-los de forma criteriosa e de acordo com os objetivos que queremos alcançar.Tenho algumas ressalvas ainda,quando fazemos três opções de livros e o governo manda uma alternativa totalmente diferente.E aí acontece como os de ciências por exemplo,que tem uma linguagem muito além da que meus alunos utilizam nessa etapa e assim levamos mais tempo descobrindo o significado delas, e "traduzindo" o texto.Porém os livros de português e matemática tem sido de grande apoio na cosntrução dos conhecimentos porque estão muito inter-relacionados,parecem até ser do mesmo autor,mas não são.A diretriz, a proposta que apresenta proporciona tarefas que induzem a interpretações diversas,compreesnão,coesão,produção,crítica reflexiva,trabalhos com localização,construção de valores,medidas,quantidades,enfim...No entanto, para poder utilizá-los de forma mais proveitosa,busquei pelos objetivos apresentados no "livro do professor" e também pela parte do procedimento, onde os autores indicam o que estavam pretendendo ao elaborar determinado texto ou atividade e ali posso perceber se faz sentido e se tem proveito no trabalho que vou realizar.Ou seja, entrou em ação o meu "professor pesquisador",passei a estudar os livros.
Por fim, os livros didáticos que estou utilizando têm realmente sido um apoio,um recurso a mais na aprendizagem e de forma mais criativa e interativa.O que acontece é que não está tudo ali, pronto,para os alunos lerem e resolverem sozinhos,ou simplesmente copiarem.Exige auxílio,instrução, orientação constante do professor.Dá mais trabalho que antes e talvez por isso alguns ainda tenham resistência:medo do novo ou medo do esforço...

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Simone

Creio que seja o medo do novo, concordas? Tudo que é novo causa resistência! O importante é saber aproveitar o máximo que o livro didático pode oferecer, bem como tem feito em suas aulas.

Bjs