Weber descreve três tipos de dominação que se fundamentam em razões diferentes. Dominação legal,tradicional e carismática.
Nós servidores públicos nos encontramos em mais de uma instância submissos a dominação legal. Como profissionais que prestamos um concurso,no qual aceitamos regras e subordinação aos órgãos que nos contrataram e o fizemos por livre e própria vontade , estamos sujeitos a ordens e funções que devemos cumprir.
E mesmo havendo eleições para direção, nem sempre os candidatos que gostaríamos são os eleitos, vencendo o maior número de votos e a partir daí, estamos submissos às determinações desse grupo, fundamentadas na legitimidade instituída por regras que aceitamos previamente, ao nos inscrevermos para exercer nosso cargo.
A dominação tradicional está presente em minha escola através das famílias, hoje nem sempre na figura da mãe.
Na realidade com a qual trabalho ficou me questionando, se o “patrão”, o líder do tráfico na Vila, não é um exemplo desse tipo de dominação?Haja vista que exerce controle até “sem freios”, porque não dizer, com tirania, onde as decisões são tomadas unicamente por essa pessoa baseadas em sua visão dos fatos e os que lhes servem, o fazem como forma de adquirir privilégios, status e lhe tem fidelidade até quando lhes convém.
Já a dominação carismática, eu como professora de capoeira a percebo claramente, na relação com meus alunos e na minha relação com meu mestre. Apegamos-nos ao líder, ao mentor e nos tornamos claramente discípulos. Seguimos recomendações,ordens e ensinamentos,enquanto nada contradizer aquilo que ele apregoa assim seguiremos,não existindo para isso um motivo lógico ou racional.Apenas acreditamos no que ele diz.A presença de outros discípulos que evidenciam o sucesso dos ensinamentos do mestre e a ele demonstram submissão,disciplina e obediência também fortalecem esse tipo de dominação.
Acredito que as dominações acontecem porque existem submissos a elas, que os fatores que levam a essa submissão podem ser legais, legitimados por livre acordo firmado entre as partes ou sem registro, por tradição ou devoção. De toda forma estão fundamentados e presentes nas sociedades de todos os tempos e geraram transformações que marcaram história.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário