Como sou titular da turma que vou estagiar,iniciei o ano letivo pensando numa proposta a longo prazo,perpassando o estágio mas indo além. Como um dos pontos do meu planejamento é trabalhar em grupos porque é estratégia para um dos objetivos,o principal para dizer a verdade,que é melhorar a convivência,estou buscando orientações de como organizar e melhorar essa forma de trabalho.Observei algo que me preocupa mais ainda.Gostaria de organizar os grupos de forma que exista uma boa circulação das informações,uma troca.Mas tenho visto que poucos conseguem expressar suas idéias,interagir mesmo.Estão acostumados ou habituados a cópias,procurar em textos as respostas prontas...Quando tento fazer uma intervenção e questiono prá verificar o que já sabem,não obtenho muitas respostas.Sinto que será um trabalho lento e gradual,o qual terei que iniciar do zero, partindo para estratégias de formação de opiniões,talvez depois em duplas,trios e assim até poder trabalhar em grupos maiores de forma construtiva e produtiva para a maioria.
Ainda estou procurando a melhor forma de agrupar os alunos...ou distribuí-los na sala.Iniciamos com 38 alunos,e agora a escola conseguiu retornar abertura da turma da manhã,dividindo a turma.Já os coloquei em duplas,trios,quartetos,fileiras...Essa última forma tem sido a mais produtiva e proporcionando a troca de informações com colegas dos dois lados.Mas ainda me preocupo com aqueles que não se adaptaram em nenhuma das formações e também em modificar mais uma vez para não ficar na mesmice.
"Em 1930,o psicólogo bielo-russo Lev Vigotsky (1896-1934) já chamava a atenção para a importância da interação entre a criança e o professor e entre a criança e os colegas em situações de aprendizagem.Em a formação social da mente, ele afirma que o bom aprendizado é aquele que foca o potencial que o aluno pode desenvolver com a ajuda dos outros.Trabalhar em grupo,então,não é apenas importante, mas fundamental para ele".¹
estou buscando informações e sugestões para melhorar a participação da turma, são crianças amáveis e cooperativas mas muito apáticas.Como se estivessem anestesiadas.A primeira impressão é que tem medo de manifestar suas idéias.Além disso chegaram com poucos pré requisitos para o quarto ano,alguns em fase silábica,com muita dificuldade para construir uma simples frase...não conhecem sistema decimal,não conseguem fazer adições com transporte e subtrações então...Esse diagnóstico fiz após o período de sondagem,que terminou agora dia 31 de março e a partir daí vou elaborar minhas estratégias.Tenho dois alunos que gostaria de encaminhar ao SOE porque acredito que tenham algum tipo de necessidade especial e precisam de um acompanhamento mais específico.
No momento essas são minhas reflexões, resultado de um diagnóstico inicial e ponto de partida para o trabalho do ano letivo.
referências:
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/como-agrupo-meus-alunos-427365.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Simone que bom que em tão pouco tempo, conseguiu observar tantos aspectos da sua turma, certamente irá facilitar muito o seu trabalho. Beijão
Postar um comentário