A programação feita para a primeira semana foi cumprida quase que na íntegra.na segunda feira quando fomos à sala de informática, todos literalmente adoraram.Muitos já sabiam usar o computador e demonstraram satisfação em ensinar aos colegas.Foi bem gratificante.
Na quarta feira não conseguimos assistir o vídeo sobre os movimentos da Terra porque houveram mudanças nas salas da escola e o vídeo cassete foi retirado da sala de vídeo,estava guardado.Fui buscá-lo e instalarei para semana que vem.
Nas atividades de pesquisa,coleta de dados, com uso de fontes descobri muitas coisas sobre os alunos.Algumas até com as quais fiquei muito triste em ver as situações em que vivem as crianças, familiares, emocionais e sociais.Mas por outro lado fiquei feliz em perceber que estou conquistando a confiança deles e dos pais, que participam com os alunos nas atividades de pesquisa.Alguns poucos ainda não, mas pretendo vencer essa resistência.O trabalho do mural foi muito interessante,mostravam aos colegas as fotos e trocavam informações sobre os documentos.Aproveitamos datas e utilizamos em matemática de diversas formas,foi muito produtivo.Coloquei fontes e documentos meus também e os alunos admiraram-se com isso.
“Na minha pouca experiência com crianças, adultos, educadores, esotéricos e outros "malucos", fui percebendo que as pessoas adoram biografias. Todo mundo gosta de saber o que o outro já construiu na própria vida, o que ele fez, como conseguiu ser bem-sucedido, como obteve seus títulos, como viveu sua infância... Todos têm muita curiosidade em descobrir o que leva uma pessoa escolher o caminho que hoje trilha. Aprendi com isso que uma das maneiras mais interessantes de falar às pessoas de forma agradável é contar-lhes um pouco de minha história, a fim de que possam pensar na própria vida e do jeito que ela está sendo construída. Desse jeito penso que fazer com que as pessoas percebam que somos a continuação de um fio que se constrói no invisível. Pensem nisso... Somos a continuação de um fio que nasceu há muito tempo atrás... Vindo de outros lugares... Iniciado por outras pessoas... Completado, remendado, costurado e...Continuado por nós. De forma mais simples, poderíamos dizer que temos uma ancestralidade, um passado, uma tradição que precisa ser continuada, costurada, bricolada todo dia.”Mundurucu,Daniel - PREFEITURA DE ALVORADA. Secretaria Municipal de Educação. FAZENDO ESCOLA, vol 02, ano 2002, p. 40-42.
O uso da sala de informática realmente tornou-se um novo desafio.O medo de que os computadores sejam estragados pelos alunos é grande por parte de membros da equipe diretiva então agora será elaborado um horário onde um oficineiro do projeto “Mais Educação” ficará presente e receberemos esse horário pronto e de maneira fixa.Estou aguardando para conhecer essa pessoa e fazer combinações que permitam o andamento do meu projeto da forma que planejei e com auxílio dele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Puxa vida, que chato né... seria tão importantes a criança explorar a vontade as ferramentas do computador... mas, que bom que terão acesso, aproveite!! =)
Postar um comentário