terça-feira, 13 de abril de 2010

Iniciando o estagio

Nessa semana darei início ao projeto que inclui dois desafios: os alunos auto conhecerem-se e também trabalharem com tecnologia de computador. Seguindo a proposta didática de Comenius o respeitando o estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento por meio da experiência, da observação e da ação, e de uma educação sem punição, mas com diálogo,exemplo e ambiente adequado,buscarei trabalhar de forma interdisciplinar, empregando minha afetividade e criatividade.
Escolhi o livro didático citado por entender que vem de encontro a forma como quero trabalhar,permitindo que o aluno haja sobre esse material porque lhe será significativo.Embora seja um livro para primeira série ele trata os assuntos que proponho de forma coerente, investigativa e proporcionando uma auto análise dos alunos.A partir daí que o aluno faça suas reflexões a partir dos conhecimentos que traz consigo e dos questionamentos apresentados, formulando novos conhecimentos.

“O que me interessa agora, repito, é alinhar e discutir alguns saberes fundamentais à prática educativo-crítica ou progressista e que, por isso mesmo, devem ser conteúdos obrigatórios a organização programática da formação docente. Conteúdos cuja compreensão, tão clara e tão lúcida quanto possível, deve ser elaborada na prática formadora. É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”

Nenhum comentário: