Não creio que a idade seja um critério suficiente para determinar o período do desenvolvimento intelectual que uma criança se encontre.Concordo com David Elkind quando diz que o termo estágio,no uso empregado por Piaget ,designa um modo de comportamento numa seqüência necessária de comportamentos que está relacionada com a idade mas não é pó ela determinada. Mas existem fatores que podem interferir nesse desenvolvimento,dissociando suas características da idade própria.Por exemplo,deficiências e transtornos mentais,problemas psicológicos,emocionais ou do meio e até falta de estímulo.Em minha sala de aula tenho alguns alunos que não estão por exemplo no estágio acima citado,embora tenham entre oito e onze anos.
Cada criança é única e embora os estágios sirvam de referência para observarmos não são uma generalidade,no entanto nos permitem ao observarmos algo fora do desenvolvimento regular de cada estágio a auxiliar aqueles que estiverem precisando e trabalhar com suas capacidades e limitações.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Querida aluna Simone Ribeiro os registros em seu portfólio são muito importantes, as reflexões referentes ao Curso de Pedagogia que veio oportunizando a sua qualificação de educadora de profissão e a expectativa de retorno que espera de seus alunos, acreditando no que esta desenvolvendo no seu trabalho. Não vou me alongar, é o suficiente para dar meus Parabéns! Todas as suas colocações apresentam compromisso, clareza, objetividade e responsabilidade de educadora contemporânea.
Obrigada por suas postagens!
Almejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abraço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFGRS
Tenho uma postagem do dia 21 que não está na planilha...
abraço
Postar um comentário