O trabalho por Projetos tem início com a escolha dos assuntos e/ou temas pelos alunos. Assim já começa com satisfação em realizar-se partindo do interesse deles, o que torna a aprendizagem muito mais significativa. Ao fazerem essa escolha desenvolvem a autonomia e aprendem a trabalhar com democracia, mostrando sua opinião e respeitando a dos colegas. Dentro dos aspectos positivos coloco ainda o aprendizado por construção, a cada nova descoberta um novo conhecimento e o desenvolvimento de capacidades como pesquisa, produção de textos, criatividade.
Os desafios estão presentes, principalmente na hora da escolha do tema, conseguir administrar essa escolha e mesmo assim manter o envolvimento e interesse de todos em participar. Temos ainda a questão dos recursos, que vai desde apoio familiar até biblioteca aberta, opções de pesquisa como Internet, jornais, revistas e outras que muitos alunos não tem. A aceitação desse tipo de proposta pelos colegas, pela família também ainda é difícil, pois a maioria está arraigada nas avaliações sob forma de provas e as notas.
Podemos perceber semelhanças no trabalho com projetos aplicado nas diferentes etapas da escolarização,partem de um tema de interesse dos alunos. A partir daí são orientados pela professora a ampliar os conhecimentos que já possuem sobre esse tema, fazendo dessa proposta um projeto de estudos. Quando o tema começa a se desenvolver vão surgindo novas questões que permitem interligar diversas disciplinas e áreas de conhecimento e suas realidades. É necessário em qualquer etapa de ensino,para o sucesso de um projeto que ele seja devidamente organizado mas que seja flexível permitindo alterações ao longo de seu desenvolvimento. O envolvimento dos alunos é enorme, querem manifestar o que sabem, sentem-se satisfeitos e orgulhosos em contribuir, melhorando sua confiança e auto estima, o que acredito de suma importância para um aprendizado efetivo. Pode-se nos projetos, explorar os mais diferentes recursos, a criatividade se expande. A diferença que vejo é mais relevante quanto à condição social que não permite tantos recursos, do que a etapa de escolarização, ficando bem nítido nos dois vídeos assistidos, e que faz com que precisemos oferecer mais diversificada gama de opções quanto à criatividade.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Simone que bom que consegue perceber os benefícios do trabalho por projetos. Você tem algum relato de projeto para nos trazer? As experiências, os relatos são sempre importantes para a aprendizagem... Bjs
Postar um comentário