Antes de falarmos em frações, seu conceito e significação é importante termos trabalhado com as medidas e grandezas. Dessa forma os alunos conseqüentemente chegarão à dedução da necessidade de conhecerem os números racionais e de sua utilização,porque poderão perceber que precisarão representar partes de alguma coisa.Para essa representação,os números naturais que estão acostumados a utilizar,não são suficientes para o que precisará, resolver situações envolvendo pedaços , porções do todo.
Também ao introduzirmos as frações associando a idéia de medida, estaremos unindo essas duas idéias, o que ajudará as crianças mais além, a reconhecer as frações como números também.
Acho importante também, propiciar situações em que possam surgir diversas soluções vindas dos alunos e depois conversas sobre essas soluções e a forma como chegaram até elas.
No começo podemos relacionar o uso das frações a momentos do cotidiano, mostrando situações em que o uso dos números naturais não representa a quantidade que se quer. Todos os dias lidamos com pedaços , partes , porcentagens ; em contextos os mais variados e podemos aproveitar esses exemplos para tentar mostrar seu uso da forma mais variada possível.
* Algumas atividades como sugestão
a) usando uma régua cada aluno traça o seu contorno no caderno. Tentar dividir o desenho / contorno em partes iguais. Fazer vários desenhos, dividindo em 5, 6, 4, 3... partes iguais.
b) Com apoio do material de sucata (palitos de picolé, de fósforo, tampinhas) colocado em cima da mesa: cada aluno reparte o total em grupos semelhantes que visualmente pareçam ter ficado do mesmo tamanho. Contar a quantidade de material e relatar se continha a mesma, se estava muito ou pouco perto dos grupos serem iguais.
c) Em um pedaço de barbante de 50 cm darmos vários nós na tentativa de dividi-lo em seis partes iguais. Depois a professora orienta-os a dobrar o barbante para que fique dobrado em seis partes iguais. Então conferem se coincidem as dobraduras com os nós feitos anteriormente.
d) usar o Tangran (jogo chinês com partes de uma figura geométrica) antes de iniciar com frações podem “brincar” com o Tangran juntamente com outros jogos e até nos momentos de lazer. Pedir que os alunos tentassem formar figuras com as peças do jogo.
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/amem/cabri_2/cabri2/area_peri_polig/tangran/recortar_quadrado.htm
e) Organizar a turma em grupos de três alunos e dar a cada grupo um conjunto de círculos, divididos em diferentes quantidades de partes, em número igual. Pedir que montassem o círculo utilizando peças/partes do mesmo tamanho. Contar quantas partes usou. Ir anotando no caderno o que está fazendo.
f) Distribuir pizzas, bolos, chocolates, enfim, torna-se a época da comilança. Utilizando as partes para levar à compreensão de que fazem parte de um todo que foi repartido igualmente.
Enquanto fazemos as divisões, desenhar o alimento e os “alunos” no quadro. Daí , vai-se fazendo variados tipos de desenhos.
g) Fazer vários desenhos e experimentações perguntando aos alunos, por exemplo, se é mais ou menos da metade.
* Dois copos com diferentes medidas de água, um cheio, outro mais ou menos que a metade.
Representar 15 na primeira figura e depois nas demais pintar na mesma proporção.
Como vamos ler?
domingo, 22 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário