domingo, 22 de junho de 2008

Perguntas ???????

Fiquei muito satisfeita comigo ao refletir sobre o assunto sugerido: trabalhar com perguntas com os alunos. Esse sentimento veio porque por intuição já há algum tempo venho agindo em busca de um caminho melhor para a aprendizagem de meus alunos. tenho procurado aproveitar ao máximo as perguntas que surgem e criar um clima favorável para que surjam muitas mais.
Quando me fazem perguntas, não lhes dou prontamente a resposta. Procuro sempre levá-los a raciocinar sobre o que me perguntam.Devolvo a resposta sob forma de outra pergunta e assim sucessivamente até que cheguem a resposta que procuram por si mesmos.Sempre me questionei a respeito das “decorebas” , de gravar as informações por obrigação.Acho útil decorar as tabuadas , mas de nada servirão se não compreenderem o que é , como funciona e prá que serve o processo da multiplicação ,por exemplo. Nessa linha de pensamento que conduzo meu trabalho. Já consigo ouvir meus alunos, suas inquietações, seus anseios. E meu objetivo tem sido alcançado gradualmente. Procuro esforçar-me para melhorar minha relação com eles. Meu exemplo vem apoiado na sinceridade e na ética.
Falo daquilo que acredito e acredito naquilo que falo. tento criar um ambiente propício para as perguntas surgirem.evito ao máximo tornar seus questionamentos desnecessários.Em todas minhas aulas procuro levar a um pensamento crítico , à reflexão e a liberdade de expressão.Às vezes não é nada fácil , pois a maioria já está doutrinada no sistema do “cala a boca,quem manda sou eu”.
Um exercício que tenho praticado é buscar até nas perguntas mais descabidas (aquelas que alguns alunos fazem sem pensar, que não tem sentido naquele momento, ou só para atrapalhar a aula, chamar atenção...) algo que possa conduzir a uma reflexão, ou que se torne instigante, para formular novas perguntas ou novas argumentações.
E como estou sempre perguntando, querendo saber algo, acredito que incentivo isso nos meus alunos.
Procuro sim, ler as sugestões contidas nos rodapés e cantos dos livros didáticos de professor, e acredito que me auxilia bastante na forma de conduzir as discussões.
O mais importante é que aprendi a conversar com meus alunos, dar-lhes espaço, ouvir suas colocações.
Tudo que eles expõem tem importância para mim. Eles percebem isso , o que os torna mais confiantes e desafiadores de suas próprias limitações.

Nenhum comentário: