Problemas não convencionais
Os problemas não convencionais no meu entendimento são aqueles que exigem do aluno uma análise mais crítica de seus dados e de seu contexto. Em sua resolução desenvolve-se a criatividade, trabalha-se com diversidade de opções e é por onde podemos conduzir o aluno a buscar várias possibilidades para solucioná-los. Não é simples exercício com objetivo de reforçar as operações matemáticas e algoritmos.Os problemas não convencionais tem significado , despertam curiosidade pela descoberta dos caminhos que o levem até a solução.Para isso serve utilizarmos fatos do dia-a-dia dos alunos , instigando-os através de situações desafiadoras que sejam incentivo na busca de diferentes estratégias para resolução desses problemas.
Ao trabalhar com esses problemas desenvolverão, porque necessitarão a criatividade e a autonomia. O professor precisa ficar atento as formas com que as crianças vão resolvendo , encontrando soluções , observando de que maneiras raciocinam , quais suas alternativas , dificuldades e habilidades , para trabalhar com e a partir delas , servindo como orientador e mediador no desenvolvimento de novas capacidades.São problemas que podem apresentar diversas características:nem todos os dados mostrados necessariamente serão empregados na sua resolução , nem sempre terão solução , o que desenvolve o senso crítico através da habilidade de duvidar , a análise reflexiva e a dedução lógica.Um problema não convencional pode ainda , oferecer várias alternativas de soluções , que o aluno descobrirá por investigações que pode ser a mais correta.
EXEMPLO DE PROBLEMA NÃO CONVENCIONAL
Numa festa de aniversário encontraram-se duas amigas que não se viam há anos. Márcia e Ana contaram de suas vidas uma para outra.Márcia disse que trabalha as terças , quintas-feiras e sábados.Ana trabalha as segundas , quartas e sextas-feiras .As duas descansam e se divertem nos dias em que não trabalham.
Em qual dia elas se encontraram nessa festa de aniversário?
Simone Ribeiro
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário