Importância de Estudos Sociais no currículo escolar
Nas séries iniciais a disciplina de Estudos Sociais compreende o estudo da geografia e da história regionais, ampliando-se conforme a série ou ano em que se trabalha.
Dessa forma encontram-se inseridos aspectos locais, que são vistos como conteúdos, englobando hidrografia, clima, vegetação, relevo, história, entre outros. Observando sob essa ótica pode passar despercebido a real importância de termos, inserido em nosso currículo programático, os Estudos Sociais. Acredito que essa disciplina pode contemplar muito maios do que somente conteúdos. Estes servem de orientação para trabalharmos competências e habilidades necessárias e muito úteis em outras disciplinas também.
Inúmeras possibilidades se apresentam ao pensarmos na dimensão que Estudos Sociais podem alcançar. É através dessa disciplina que podemos levar os alunos a conscientizarem-se de seu lugar no mundo, que fazem parte de uma comunidade e que esta tem uma história construída ao longo do tempo, mas que pode ser modificada por eles. Quando observam o seu dia-a-dia , com suas atividades rotineiras , seus costumes , seu ambiente , podem ser orientados a buscar a memória de sua comunidade , fatos e hábitos que servem como registros históricos.Aí estamos trabalhando tempo e espaço com as habilidades de observar , interpretar , analisar e registrar .É importante nesse campo valorizar os relatos pessoais , a memória oral , como bem maior da comunidade , aqui trabalhando questões como etnia , religiosidade , tradição , cultura. Num momento em que se fala tanto em globalização, é natural fazermos ligações desses dados colhidos com a sua participação e/ou inserção na região e no mundo. Mas é partindo do espaço em que vive e onde tem suas experiências cotidianas que ficará mais fácil compreender essa relação com o contexto maior que estão inseridos.Não podemos mais viver como se fossemos os detentores do saber e o aluno um receptáculo desses conhecimentos.A sociedade mudou , as famílias mudaram .
O aluno hoje em dia tem mais recursos à sua disposição do que há algum tempo atrás. Faz-se necessário buscar seu interesse , atraí-los para a escola , despertar o gosto pelo saber , a curiosidade.
“Tem=se então que o conhecimento é construído cognoscente em uma relação com seu mundo exterior, encarado como objeto cognoscível. Entre a realidade e o conhecimento há, portanto, uma elaboração fecunda do aprender. ¹
Nesse ponto de vista o professor é agora um orientador, um facilitador, que através de atividades educativas, propostas e experiências, conduz os alunos a reelaborarem a sua realidade. Processo no qual o professor torna-se também um aprendente.
“Aprender é reconstruir pela descoberta.” ²
E o que se propõe em Estudos Sociais é que essa descoberta parta do espaço do aluno, daquilo que ele já sabe ou que já conhece ampliando esse conhecimento até que consiga elaborar uma noção maior de tempo e espaço, de acordo com o estágio em que se encontra.
Além disso, as matérias da escola, ou disciplinas, não podem ser consideradas de forma individualizada. não se pode compreender o espaço por exemplo , sem trabalhar com outras áreas como a biologia , a hidrografia , a geologia , flora , fauna , etc.Língua portuguesa engloba os trabalho diversos com textos ,seja para leitura , compreensão ou interpretação , como na produção individual , coletiva , elaboração de análises , pesquisas , reflexões.Em Matemática abrangemos amplas possibilidades , como trabalhos com escalas , elaboração de gráficos , de linhas de tempo , usando figuras e sólidos geométricos , grandezas e medidas , frações , algarismos romanos , etc.Podemos relacionar Estudos Sociais ainda com Artes na confecção de maquetes ,trabalhos com argila , desenhos , conhecimentos de artes , esculturas , gravuras , literaturas diversas , expressões artísticas de época e características de grupos sociais variadas , música , etc.
Mais ainda, tratando de assuntos relativos ao próprio aluno englobados por essa disciplina, de sua brida em sociedade, seus hábitos, podemos tratar de temas transversais como ética, saúde, meio ambiente, diversidade cultural. A cada vez que pensarmos em espaço que se ocupa podemos falar da questão ambiental e o que aconteceu com o meio ambiente de determinada região durante sua ocupação ou um certo período de tempo.Estando o espaço sempre mudando o que lhe dá significado e lhe traz sentido podem ser as sensações e experiências que o indivíduo traz na memória , resgatados através de lembranças e fatos relevantes para ele.Assim percebem que as mudanças ocorridas não impediram que o passado existisse e que seja lembrado.”Espaço é tempo acumulado , é história geografizada”³.Mais um motivo para tratarmos assuntos relativos ao espaço e ao tempo integradamente , ou seja , em Estudos Sociais , como por exemplo ao fazer uma linha do tempo do aluno e de sua família e/ou comunidade.
Por fim, baseando-se no autoconhecimento e reconhecendo o valor da sua comunidade acredito que o aluno fortalecerá sua auto – estima e vai consolidando uma ética necessária para se tornar cidadão, aprendendo a respeitar e valorizar também as diferenças e diversidades existentes. Mas não devemos
deixar de ampliar esses conhecimentos , pois ninguém vive em território isolado e é necessário entender como o restante do universo e da sociedade interagem e afetam nossa vida e nosso espaço , de um modo geral.
Ao estruturamos nosso trabalho partindo do conhecimento prévio de nossos alunos, suas realidades e interesses, poderemos tornar nossas aulas muito mais produtivas, eficazes e os objetivos alcançados, porque ocorrerá uma identificação dos alunos com os assuntos, lhes parecendo muito mais coerentes, relevantes e interessantes.
E trabalhar com o cotidiano com o cotidiano, com as vivências e experiências pessoais não é fator limitante para o trabalho que pode ser feito em aula. A proposta é analisar , fazer uma reflexão crítica , pensar sobre o que está tão imbuído internamente.Precisamos para efetivar essa proposta , realmente conhecer o contexto sócio cultural de nossos alunos , de suas famílias , e levá-lo a entender como o passado e a história de sua família e de sua comunidade o levaram a chegar nesse momento , dessa forma , nessas circunstâncias , compreendendo o tempo como uma sucessão de fatos.Ainda aqui a importância de Estudos Sociais estar incluído no programa curricular , pois acredito seja desejo de todo educador , propiciar aos alunos opções , visões de vida e de mundo , esclarecer , formar cidadãos adeptos de uma sociedade igualitária e democrática , sem preconceitos , onde conscientemente exerça seus deveres e saiba exigir seus direitos com responsabilidade e ética , construindo uma vida digna e contribuindo para o bem comum.Que melhor disciplina para trabalharmos esses princípios que através de Estudos Sociais , com seu caráter formador , com tantos subsídios , estratégias e recursos disponíveis para auxiliar nossos alunos a construírem sua identidade como indivíduos e como cidadãos de bem.
Simone Ribeiro – 23/06/2008
Referências bibliográficas:
1. Pilletti,Felipe - História do Rio Grande do Sul , Ed.Atica, 2006 (pensamento Piaget/Emilia Ferreiro)
2. Moreira , Igor – geografia do Rio Grande do Sul,Ed.Atica, 2006 ( frase de Paulo Freire)
3. Frase de Milton Santos, http://www.youtube.com/watch?v=IzTjR_X47pc
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário