sábado, 30 de maio de 2009

Projetos de aprendizagem

Todo ser humano que busca algum objetivo na vida, seja em qual área for se organiza em forma de projetos. Muitas vezes fazemos os projetos mentalmente,prevendo o resultado que poderemos alcançar através da programação de etapas que pretendemos seguir.No caso dos projetos de aprendizagem seguimos os mesmos princípios,quando temos algo em vista para,um objetivo de aprendizagem que queremos desenvolver com nossos alunos.A partir daí,pensamos em etapas,métodos e resultados organizando a construção progressiva dos conhecimentos.Acredito que no cotidiano elaboramos diversos pequenos projetos,no sentido de tempo,mesmo que não os coloquemos no papel.
Entendo o projeto como algo mais amplo, que vise uma construção maior, envolvendo mais tempo, pesquisas, dedicação e interesse.
Esses seriam os projetos de ensino, onde nós escolhemos os assuntos e os solicitamos aos alunos. Quando estava cursando o ensino fundamental,chamávamos esse tipo de projeto de trabalho de pesquisa.Lembro quantas vezes fomos para a biblioteca,individualmente ou em grupo realizar as pesquisas que os professores pediam.Depois fazíamos o resumo do que tínhamos entendido e escolhíamos aquele que tinha a letra mais bonita para passar a limpo e entregar com uma capa belíssima para a professora.Na maioria das vezes ainda tinha o grande dia da apresentação oral para os colegas,onde cada grupo procurava esmerar-se mais que o outro.Realmente é uma recordação muito prazerosa.Hoje em dia não se percebe esse interesse,pelo menos na maioria deles.Muitos estão na escola por causa da bolsa escola,obrigados pelos pais a freqüentarem a aula para não perderem o benefício.Falo aqui da realidade que vivo em minha escola.Qualquer trabalho de pesquisa fica dificultado porque no turno inverso eles estão no SASE ou no Mais Educação,projetos do Governo que proporciona mais uma bolsa.
Ou então não podem sair por causa da violência, por exemplo, na vila que atendemos que está em guerrilha interna, disputa pelo tráfico.
Claro, poderia se pensar que sou pessimista. Mas eu me vejo realista.Numa visão Piagetiana,os projetos de aprendizagem teriam mais sentido para os alunos,talvez assim poderiam demonstrar mais interesse.Só o fator de estimular a escolher um tema já indica que tenhamos confiança em seus conhecimentos prévios.Para os alunos poderia sugerir que o professor valoriza e aceita aquilo que para eles tem importância ou que significa saberes.Algo que estimule a vontade de aprender sobre,a curiosidade em buscar informações e além disso os desafios que surgirão para a conclusão do projeto servirão de incentivo para aumentar os conhecimentos.Na construção das etapas os alunos poderão contrastar e até contrapor o que sabiam sobre o assunto escolhido com o que descobrirão,e assim construir novas aprendizagens.
Fiz um projeto de aprendizagem no ano passado que tratava sobre a consciência negra, a cultura afro brasileira. O assunto foi sugerido pela turma que concluiu saber pouco sobre o tema.Cada grupo selecionou um aspecto para pesquisar e as apresentações foram maravilhosas.Trouxeram artes,história,geografia,música,teatro,linguagem.Mas o mais interessante foi que o resultado apareceu agora que eles estão na quinta série,porque a professora de história ficou impressionada com a diferença dos conhecimentos apresentados por essa turma quando ela tratava da “imigração” africana para o |Brasil.Foi bastante compensador.
Dentro de nosso curso os Pas permitem uma constante troca de informações e conhecimentos, onde são valorizados os saberes e habilidades que cada um de nós traz previamente, como fonte de enriquecimento coletivo, possibilitando um grande entrelace de aprendizagens. Demonstra assim o respeito por nossas experiências,a perspectiva de que através de nossas trocas com os colegas do próprio grupo e os de outros grupos aconteça uma grande integração,onde a busca de novas informações,na conjunta construção de soluções para as questões surgidas indicam a crença de crescimento mútuo pela própria troca dessas experiências.É importante também a questão humana,pois estamos todos envolvidos pelo trabalho,querendo aprender mais sobre um tema que realmente nos interessa,sobre o qual talvez sempre tivemos vontade de conhecer mais e não pudemos faze-lo por “n” motivos.Um vai estar em auxílio do outro,numa cooperação entrelaçada por um objetivo comum mas principalmente pelo sentimento de solidariedade onde todos querem o sucesso de todos,com respeito a divergência de idéias e diferenças nas aprendizagens.

Nenhum comentário: