segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Comenius e o hoje

Encontro tantas identificações com o pai da didática,Comenius e é incrível, afinal após tantos anos. A primeira identificação é com a educação para todos,no que acredito que não exista criança “perdida”,que não possa ou não mereça aprender. Depois a forma, a de considerar o aluno como um ser pensante e com suas emoções próprias. À partir daí elaborar estratégias de ensino de forma gradativa e não avançar etapas sem a certeza de que a etapa trabalhada atingiu seus objetivos.Me preocupo também com a questão dos conteúdos pré-determinados e que não signifiquem para os alunos.Acredito que é importante os alunos estarem motivados e oferecer-lhes projetos em que os temas geradores partam de suas curiosidades.Procuro utilizar muito nas minhas aulas as artes em geral,brincadeiras,música,teatro.outro elemento comum, é que uso experiências sempre que possível e daí tirem suas conclusões.Acredito que o aprendizado verdadeiro e duradouro,acontece num ambiente amistoso,de diálogo,de confiança e onde o professor é ético e faz o que diz,servindo de exemplo vivo aos alunos.Tenho a mesma preocupação que Comenius,na formação do caráter dos alunos,,em proporcionar-lhes a análise crítica,a formação de suas próprias convicções embasadas no bem comum.
“E de ensinar solidamente, não superficialmente e apenas com palavras, mas encaminhando os alunos para uma verdadeira instrução, para os bons costumes, para a piedade sincera.”¹

1. Fonte:
COMÉNIO, João Amós. Didácta Magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. 4. ed. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian, 1996. 525 p.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Simone observei em seu relato uma grande admiração e identificação com o “pai da didática”, colocando o educando sempre em primeiro lugar e buscando contemplar diferentes tipos de intervenções que podem gerar novas aprendizagens. Você poderia ilustrar com um caso concreto o que argumentou?

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá, Simone! Estamos sentindo falta das tuas postagens! Vamos aguardar as próximas. Abraços

simone disse...

estou sem computador,sem internet na escola,aaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiii
estou "pirando na batatinha"
mas fazendo o possível prá não perder o semestre!!
obrigada pelas chamadas,mas a situação é difícil
abraços