Um elemento comum a todas as deficiências mentais é apresentar déficits irreversíveis na atividade mental superior.A pessoa com deficiência é mais lenta para adquirir conhecimentos e isso falando de “velocidades” muito variáveis.São menos eficientes em fazer processamentos,apresentam menores destrezas que se poderia considerar prévias a aprendizagem.A inteligência,como capacidade de aprender e associada a escolarização tem sua medição na psicometria.A idade mental é medida levando em conta o nível de capacidade geral e de aptidões concretas que o indivíduo atingiu em comparação com o nível médio para a sua idade cronológica em relação a maioria das pessoas.Aqui não pude deixar de relacionar com a descrição dos estádios de desenvolvimento estudados e estabelecidos por Piaget,como uma referência para se fazer essa comparação e assim detectar necessidades educativas especiais em nossos alunos.
Uma das características das pessoas com deficiência mental é a dificuldade de tomar decisões.A principio não conseguem elaborar planos,fazer ligação entre pensamentos e atitudes,planejar ações.Por isso a importância da escola como ambiente possibilitador da expressão de vontades e que eduque buscando desenvolver a tomada de decisões.Os deficientes mentais podem apresentar baixa auto estima e grande apego,que são fatores também a serem trabalhados e que podem ser oriundos da visão que as pessoas ao seu redor lhe transmitem,do que demonstram em relação as suas capacidades e habilidades.Assim é mais fácil trabalhar com os deficientes mentais na infância,pois nessa idade as crianças não fazem distinções entre si, e por experiência em minha escola reforço esse parecer.Tem-se que ter cuidado para não criar situações de rotulação,e não é difícil cair nessa armadilha.No ímpeto de proteger ou de ajudar podemos criar efeitos negativos,quando o propósito é justamente evitar a marginalização.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
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