quinta-feira, 18 de junho de 2009

educação e autonomia

Na primeira infância,período em que as crianças estão na escola podemos trabalhar com as questões relativas a convivência ,autonomia,liberdade e civilidade.A educação permite e mais que isso,precisa ser campo de reflexão,onde a cada dia busquemos analisar os fatos do cotidiano e suas conseqüências.Levar os alunos a desenvolver ao máximo seu senso crítico para que não sejam joguetes nas mãos de manipuladores que visam apenas seus objetivos individuais onde não interessa se o outro vai ou não estar bem.As crianças conseguem perceber as conseqüências de forma material ou subjetiva e às vezes nas duas formas,mas conseguem faze-lo.Não adianta querermos ficar impondo o que achamos certo,como se fosse uma máxima do universo o adulto dizer o que se deve fazer.Com a expressiva massificação dos meios de comunicação faz-se necessário cada vez mais ,comprovar o que alegamos,mostrar que realmente é o melhor.Isso só se consegue com debates,exemplos e construções coletivas.A educação que nos leva a essas atitudes,uma educação que busque formar pessoas conscientes de seus atos,de suas escolhas principalmente e não só subordinados que digam amém pra tudo e quem sabe mais adiante para algum tipo de violência que nem sequer sabem ao certo porque estão cometendo.É preciso criar regras de igualdade e de cooperação para o bem estar comum mas de modo conjunto,onde todos participem,pensando sobre o que estão elaborando e é esse o verdadeiro sentido da educação.
“A educação só teria pleno sentido como educação para a auto-reflexão crítica. Dado todavia que, como mostra a psicologia profunda,os caracteres em geral, mesmo os que no decorrer da existências chegam a perpetrar os crimes, já se formam na primeira infância, uma educação que queira evitar a reincidência haverá de concentrar-se na primeira infância.”Adorno
Kant diz ainda que o homem é naturalmente selvagem,que primordialmente valoriza sua liberdade e que por isso desde cedo deve freqüentar a escola, pois quanto mais tarde passar a conviver com regras,leis e normas de convivência que o tolhem de sua liberdade total muito mais difícil seria educa-lo,no sentido de viver em sociedade e submeter seus instintos agressivos.
“Entretanto não é suficiente treinar as crianças,urge que ensinemos as crianças a pensar.” Kant

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