terça-feira, 23 de junho de 2009

Mudança de concepções...

As causas para as deficiências mentais são difíceis de identificar,variadas,diversas e suas classificações são muito generalizadas.Pelo que entendi cada tipo de deficiência mental pode ter ainda diferentes níveis ou divergir em algumas características.Pode ter origem nas medidas sanitárias durante a gestação e o parto,pela idade avançada da mãe,alimentação ou ainda surgir da interação de vários fatores biológicos ou psicossociais.
Me chamou a atenção importância de intervir cedo,quanto antes melhor para a melhoria das limitações que os deficientes mentais possam ter no desenvolvimento de suas capacidades relacionadas as suas necessidades básicas enquanto seres humanos que são.Aqui entenda-se por capacidades básicas o cuidado consigo mesmo,desde a mais simples higiene ao controlar suas necessidades fisiológicas,a autonomia e independência em executar tarefas em casa e manusear aparelhos como geladeira,tevê,chuveiro e estendendo-se ao deslocamento fora de casa,ao fazer trajetos ou pegar ônibus.para isso só a família não dá conta,entra aqui a importância da escola como reforço na aquisição dessas capacidades.Podem aprender por imitação,por observação ou por reforço,e na escola ainda podem desenvolver o lado cognitivo e quanto mais praticarem mais amadurecem mesmo dentro de suas limitações.
A grande questão que afeta aos professores que convivo é justamente as exigências que uma educação especial fazem de nós,na mudança ou no aprimoramento de nossas relações com nossos alunos.”Não importa o que o aluno é ou faz,mas o que a escola faz com ele.”è um desafio,desde a dificuldade de ensina-los,o tempo e a paciência que essa tarefa nos exige,passando pela nossa participação no processo de socialização que precisamos trabalhar com todos,e ainda dar conta de cuidar da aquisição de destrezas que os alunos com os quais estamos acostumados já apresentam.Poderia-se realmente pensar num currículo especial (voltar aos tempos passados),mas a variedade nas deficiências é tão grande que se torna impossível,seriam inúmeros de acordo com cada individualidade.realmente as adaptações curriculares para cada caso,dentro do currículo escolar de todos,são mais indicadas.
Outro aspecto que achei de suma importância é a interação e cooperação entre os pais e professores,na troca de informações,na continuidade das combinações em casa e no acompanhamento das evoluções dos alunos.Essa avaliação não pode ser feita só uma vez,como diagnóstico de um problema e fim.Ela precisa ser feita de forma sistemática e de tempos em tempos,ou quando ocorrerem modificações na vida escolar dos alunos com deficiências mentais.Falo da cooperação entre pais e professores,porque só em casa,o trabalho será muito mais lento,árduo e possivelmente não contará com o desenvolvimento na parte cognitiva e social,mas também só a escola,não dará conta desse empreendimento.É preciso que os pais aceitem as necessidades especiais de seus filhos,busquem orientações e trabalhem junto com a escola para a melhoria das condições de vida dos deficientes.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá, Simone!!! Estamos esperando novas postagens, ok?
Vamos iniciar o semestre com o pé direito! A construção da escrita e a postagem das aprendizagens de forma semanal é muito rica, portanto vamos nos beneficiar disto. Abraços!!!