Essa semana foi bem cansativa, no sentido de manter a perseverança.Cada vez mais percebo que essa é a palavra de ordem para ser um bom professor, mas como é difícil mantê-la. Digo isso porque quando começa-se um projeto é preciso levá-lo ao máximo de possibilidades e muitas vezes a tendência é desistir ou trocar de foco quando as dificuldades surgem.E aqui não venho falar só das dificuldades de aprendizagem que encontrei nos alunos, mas das que se apresentam para executar o planejamento, as adversidades e imprevistos diários e cotidianos de uma escola pública.Mas a barreira maior está sendo mesmo desenvolver a capacidade de pensar.Como assim, todos pensam não é?Lógico, mas pensam por si, tem idéias próprias, tem senso crítico, distinguem o que querem e sonham do que têm de fazer? A escola reproduz o sistema quando proporciona aos alunos cópias, respostas prontas nos textos, um saber pronto, elaborado, fácil de encontrar e de reproduzir.
É como diz Rubem Alves “Ler só para saber o que o autor do livro está dizendo produz erudição: o texto no livro é transferido para dentro da cabeça.isso aumenta os arquivos da memória, mas não desenvolve a inteligência.Há muitos idiotas que têm memória perfeita.Muitos eruditos são capazes de discorrer sobre tudo, mas são incapazes de pensar pensamentos próprios.”
Assim posso reforçar, o que mais me desgastou essa semana e que por vezes me levou a exercitar minha paciência,foi essa imensa barreira que os alunos têm, alunos inteligentes,capazes e criativos mas que não apresentam suas idéias, não expõem suas opiniões e tem um entrave para interpretar.Mas nada que não possa ser revertido, já que se trata de capacidades e essas podemos desenvolver com planejamento e objetivos adequados.
Fui em busca de fundamentos teóricos, pesquisas para relembrar as etapas por que passa a criança no que diz respeito a noções de espaço e tempo.ocorreu que os meus alunos não tem noções de lateralidade, nem de tempo (horas,dias,meses), e me surpreendi com isso.Então fui pesquisar para entender melhor a questão e tentar auxiliá-los nesse sentido, até porque um dos pontos do projeto envolve localizar-se no tempo e no espaço, perceber-se para depois perceber os com quem convivem e as diferenças que existem entre todos nós.Segundo Aracy Rego “saber ler o mundo social e desvendar a sua lógica; conhecer as regras e as leis que regem a organização e estruturação do espaço, desde o espaço cotidiano da criança até o espaço-nação – isso tudo significa educar-se e educar a criança para saber pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater”.Nesse sentido a dinâmica realizada foi muito útil e estou pesquisando outras que envolvam localização e utilização de relações espaciais para também desenvolver a lateralidade, embora acredite que poderia ter sido trabalhado em etapas anteriores dos alunos.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
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2 comentários:
Simone que legal, é sempre bom buscar coisas novas, pesquisar e estar sempre aprendendo. Exclentes pesquisas! Espero que ajude em sua prática...
Olá Simone
A partir dessa semana (10/05), modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.
A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).
Abraços =)
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