segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pedagogia da autonomia

Nos eixos quatro\cinco, o que mais está me auxiliando na construção do TCC sem dúvida é a leitura que fiz sobre Paulo Freire. Todos seus questionamentos e reflexões a cerca da importância de auxiliarmos nossos alunos na transição da heteronomia para a autonomia são a grande influência no meu trabalho.Embora Freire tenha direcionado seus estudos mais as classes adultas fica muito explícito que o desenvolvimento da autonomia é que se que em sua totalidade , responsabilidade do professor.Os pais em casa, educam os filhos para obedecê-los inquestionavelmente e eles o fazem por medo,respeito, afeto.Dificilmente pais vão instigar os filhos a questionar o porque das regras, a buscar decidir se devem ou não segui-la e se o fizerem será para benefício de quem.A escola e os educadores tem meios e incentivo para isso.A não ser que queiramos ser aqueles professores do tempo da ditadura que consideravam o seu detrimento do saber como fonte de status, que não queriam alunos perguntando,criticando ou conflitando seu saber, precisamos estar atentos para as palavras de freire! Logicamente como meu trabalho é sobre as contribuições da capoeira para o desenvolvimento da autonomia, é a capoeira um imenso mar de saber popular, uma das formas de conhecimento mais citadas e valorizadas por Freire não poderia deixar de citá-lo em minhas teorias. Ele ainda fala de ética e transparência, amor ao trabalho, curiosidade como combustível para aprender mais, a importância do ensino pelo exemplo,a humildade que precisamos ter para respeitar o que nossos alunos nos trazem, saber escutá-los, respeitar seu modo de vida, sua linguagem, suas competências e valorizá-los.Enfim, para desenvolver a autonomia nos outros precisamos estar preparados antes desenvolvendo e vivendo a nossa própria autonomia.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Legal Simone!

Vamos refletir um pouco sobre isso... o que você faz como professora para estimular a autonomia dos seus alunos? (Além do trabalho da capoeira)?

Abs

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Simone não deixe de fazer suas postagens no blog. Lembre-se que é preciso ter um nº de x de postagens para a aprovação no Seminário Integrador.

abraços