segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Marx e a educação

Quando estudei Marx, tocou-me profundamente as suas idéias e críticas a respeito da sociedade capitalista e como nós enquanto educadores temos responsabilidade na constituição dos cidadãos e na elaboração de seus objetivos de vida.Na sociedade analisada por Marx, a perspectiva era de mulheres e crianças levadas a trabalhar, onde a condição humana foi suplantada e a miséria não só material, mas ética e moral, estabelecida. A escola reprodutora desse sistema conduziu os alunos como um produto a ser elaborado pelo empregado-professor, sem levar em consideração o universo sócio cultural desses alunos, cabendo aqui apenas uma educação que os estagnasse em sua fase de heteronomia, sem procurar desenvolver sua autonomia, provando-os assim de perceber mais tarde, quando adultos os interesses de sua classe. Marx através dessa sua reflexão teórico prática me levou a pensar na necessidade de uma educação com responsabilidade social, humanizadora, respeitadora dos diferentes modos de pensar e de se expressar, ou seja, uma educação para a autonomia.
A doutrina materialista relativa à mudança de circunstâncias e à educação esquece que elas são alteradas pelo homem e que o educador deve ser ele próprio educado. Portanto, esta doutrina deve dividir a sociedade em duas partes, uma das quais (os educadores) é superior à sociedade. A coincidência da mudança de circunstâncias e da atividade humana ou da auto-mudança pode ser concebida e racionalmente entendida apenas como prática revolucionária. (MEZSAROS, 2005) 
Fiz para meu trabalho uma pesquisa profunda sobre os propósitos da educação no passar dos tempos e para quem estão voltados , a que interesses estaria atendendo.A partir daí fiz um questionamento interno e um paralelo das transformações evolutivas que a capoeira também passou para resistir e não ser “dominada”.Há o questionamento de que a capoeira foi “embranquecida” para atender interesses da época, mas na verdade ela mantendo sua autonomia, preservou sua essência e transpôs obstáculos mantendo seus princípios , fundamentos e tradições , ou seja manteve os saberes populares que a originaram.

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