segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O professor e a autonomia

O professor que educa para a autonomia é a própria realização do que pretende, ele sustenta sua argumentação na prática exemplar, ou seja, age de acordo com aquilo que fala, demonstra sua própria autonomia em seu dia-a-dia e busca cumprir o que fala. Numa educação para autonomia não há espaço para preconceitos ou discriminações, e a capoeira atende fielmente esse princípio pois na roda de capoeira são todos iguais , tem os mesmos direitos, e qualquer indivíduo pode jogar capoeira, sem nenhum tipo de restrição .
A autonomia presume que se respeite a todos em sua dignidade, como ser humanos que somos, em busca de uma melhor qualidade de vida. Mas acima de tudo, é importante que todos sejam tratados de forma igualitária, porém com compreensão de que temos, cada um, especificidades, histórias, saberes próprios e únicos e que, portanto necessitamos estar atentos para não retornarmos aos tempos da ditadura doutrinadora de indivíduos sem pensamento próprio.

Pôr em prática um tipo de educação que provoca criticamente a consciência do estudante necessariamente trabalha contra alguns mitos, que nos deformam. Esses mitos deformadores vêm da ideologia dominante na sociedade. Ao contestarmos esses mitos também contestamos o poder dominante.(FREIRE,1987,p.67)

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