sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Contribuições do eixo II

No Eixo II encontrei o grande referencial teórico para dar suporte a minha investigação e que comporá o primeiro capítulo de meu TCC. Trata-se de Jean Piaget com sua epistemologia genética, através de seus estudos sobre os estágios de desenvolvimento intelectual das crianças. Comecei meu estudo nesse aspecto, do desenvolvimento mental/intelectual, pois quero relacionar com a idade dos alunos, objetos da pesquisa que estão no período operatório concreto. Mas ainda estou estudando e creio que me será de grande valia os textos que estudamos sobre o desenvolvimento moral, em que descreve o que Piaget estudou e onde diferenciou a conduta moral do juízo moral, investigando a avaliação das crianças do certo e errado. Aqui é muito importante a questão dos estágios em relação a construção das regras, já que envolve etapas onde a criança revela comportamentos de anomia,heteronomia e finalmente de autonomia.Essa autonomia é considerada por Piaget a última etapa da fase de construção de regras, mas que precisa ser incentivada e que é construída justamente a partir da idade em que as crianças estão entrando no período operatório concreto.A autonomia é a base do meu referencial teórico ,assim entendo que esse eixo traz grandes contribuições ao meu TCC já que também na interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica tratamos das funções da educação no transcorrer dos tempos e de como ela estava direcionada a construir “mentes obedientes” , numa verdadeira submissão e heteronomia induzida por padrões de ditaduras que governaram as sociedades de uma forma ou outra.Postura que a educação da nova escola questionou e que atualmente não é mais aceitável nem possível, e que Mariano Norodowski nos traz como elementos que constituem e diferenciam as infâncias relacionados aos interesses e necessidades que a educação atendeu na história da humanidade e das sociedades.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Simone muito bom, estou gostando de ver... está fazendo relações de textos com o seu assunto de tcc.

ótimo

bjs