segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Revendo eixo I

Meu tem de TCC: >Uma Pedagogia em Movimento: Contribuições da Capoeira na Construção da Autonomia no Período Operatório Concreto
Escolhi nos textos do Eixo I , um que trata da educação e seus direcionamentos através dos tempos e das sociedades,onde encontrei algumas colocações interessantes para o meu TCC.Por exemplo, quando Durkhein diz "A educação tem variado infinitamente, como tempo e o meio.Nas cidades gregas e latinas, e a educação conduzia o indivíduo a subordinar-se cegamente à coletividade, a tornar-se uma coisa da sociedade.Hoje, esforça-se em fazer dele personalidade autônoma", em que me fez repensar os propósitos da educação.Para cada sociedade e portanto para cada necessidade a educação procura moldar seus educandos, "preparando-os" para serem incluídos e principalmente partícipes no convívio social.Hoje em dia,precisamos de pessoas que tenham senso crítico,disposição para seguir em busca de um objetivo, determinação,vontade de crescer como ser humano e de tomar decisões baseadas numa análise crítica e igualitária e portanto , a educação volta-se para o desenvolvimento de pessoas autônomas.Ainda Durkhein diz que "há pois, a cada momento, um tipo regulador de educação do qual não podemos separar sem vivas resistências, e que restringem as veleidades dos dissidentes."Então para melhor compreendermos os fins a que se destina a educação precisamos conhecer os fatos históricos da humanidade, por que momentos passamos e que situações enfrentamos, pois cada indivíduo está inerente mente a sua vontade, inserido num contexto social coletivo.Além disso, há de se entender que existem os interesses de cada grupo dentro da sociedade, familiar, de crenças morais e idéias coletivas ,religioso e que esses grupos induzem também o propósito com que encaminham as crianças para serem educadas,constituindo a formação de um ser social, tendo assim forte influência na sua educação. Entendo que a educação é então, a busca pela harmonia evolutiva, e que perpassa tempos e contextos mas sempre é necessária para melhorar a condição de vida do indivíduo, mas não pode-se deixar de colocar objetivos que o insiram no meio social de forma que possa desenvolver-se e sobreviver de forma digna.Esse é o princípio da autonomia, quepoderáserusado como reflexão no meu trabalho e como ainda Durkhein diz " desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si mesmo.Por sua vez a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo,mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana" e essa constante busca e esforço em desenvolver-se precisa ser incentivada através do fortalecimento da autonomia.Em outro momento Durkhein fala " ao invés de se dissipar, todas as vezes que uma geração se extingue e é substituída por outra, a sabedoria humana vai sendo acumulada e revista dia a dia, e é essa acumulação indefinida que eleva o homem acima do animal e de si mesmo" , pensamento que vem bem a corroborar a importância da capoeira enquanto saber popular criado na coletividade, oriundo da necessidade de uma sociedade marginalizada que encontrou nessa arte tão brasileira uma forma de manter suas tradições e de sobreviver nas adversidades que enfrentava e por isso mesmo, contribuir para o desenvolvimento do pensamento autônomo.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi querida,

que bom que está se achando, se descobrindo... Está dado um grande passo para a construção do TCC. Nesse momento, seria interessante você pensar seus objetivos, sua pergunta principal. Falar um pouco mais do assunto...

abraços